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25 de Março de 2013


ORIENTAÇÕES DO PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO ACADÊMICO PARA OS CANDIDATOS AO CURSO EM 2013.


Fonte: http://www.editoraunesp.com.br/catedra/publicacoes_noticias.asp?tpl_id=1&id=57

ORIENTAÇÕES DO PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO ACADÊMICO PARA OS CANDIDATOS AO CURSO EM2013.   OMestrado em Desenvolvimento Territorial na America Latina e Caribe da UNESP/ Via Campesina será em Geografia. Esse curso tem 04 etapas, sendo que: 02 etapas são de 60 dias cada e 02 etapas de 15 a 20 dias cada. O processo seletivo está previsto para ser em MAIO e JUNHO de 2013.  O Início das aulas será em agosto de 2013.  1 - Para o Processo de Seleção os candidatos deverão providenciar: - documentos: (Brasileiros) enviar por sedex – ( endereço=  Cátedra UNESCO de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial,  Praça da Sé, 108 - 3º andar – CEP , 01001-001 São Paulo, SP )- Aguardar informações sobre a data de envio. ·         Projeto de Pesquisa (03 exemplares). ·         Currículo Plataforma Lattes, devidamente documentado, ou seja, comprovado. ·         Cópia do Diploma do curso Superior e respectivo histórico escolar. ·         Cópia da Cédula de Identidade. ·         Cópia do CPF. ·         Cópia do Título de Eleitor. ·         Cópia do Certificado de Reservista (quando aplicável). ·         1 foto 3x4. 1.2- documentos: (candidatos de outros países) enviar por sedex ( endereço=  Cátedra UNESCO de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial,  Praça da Sé, 108 - 3º andar – CEP , 01001-001 São Paulo, SP ) -  Aguardar informações sobre a data de envio. ·         Projeto de Pesquisa (03 exemplares). ·         Currículo vitae, devidamente documentado, ou seja, comprovado. ·         Cópia Diploma do curso Superior e respectivo histórico escolar. ·         Cópia do Passaporte. ·         1 foto 3x4. 2 - Para a elaboração do projeto de pesquisa: (para todos) O projeto de pesquisa deve ter no máximo 20 páginas, espaço duplo, letra Times New Roman 12 e estar organizado da seguinte forma:   ·         Resumo (máximo de 20 linhas). ·         Introdução e justificativa, com síntese da bibliografia.        . ·         Objetivos. ·         Material e métodos (ou procedimentos metodológicos). ·         Forma de análise dos resultados. ·         Plano de trabalho e cronograma de sua execução. ·         Referências Bibliográficas.   3- As linhas de pesquisa ao quais os projetos deverão está vinculados são:  3.1 - CAMPESINATO, CAPITALISMO E TECNOLOGIAS – Ementa.               Acompanhar o processo de formação e transformação do campesinato no sistema capitalista, por meio do estudo interdisciplinar das novas tecnologias, das políticas econômicas, do trabalho e emprego. Estudar esses processos e debater as teorias dos territórios, suas significações e tipologias, que contribuem na análise das teorias da questão agrária e do capitalismo agrário. Estudar os movimentos e impactos socioterritoriais, com destaque para as distintas leituras dos movimentos sociais, socioespaciais e socioterritoriais, no sentido da compreensão de suas territorialidades. Discutir os caminhos de saída para a pobreza rural – agricultura, migração, trabalho, acesso e criação de tecnologias apropriadas. O enfoque nos sistemas de agroecologia e agricultura orgânica com base na relação diversidade-eficiência energética-produtividade são chaves para uma agricultura ecologicamente intensiva.  Nessa linha de pesquisa será importante pensar em projeto que contempla a Soberania alimentar, mercado, renda e resistência.    3.2- AMBIENTE SUSTENTABILIDADE E TERRITÓRIO – Ementa               A América Latina e Caribe enfrentam diversos tipos de problemas ambientais nas regiões Andina, Amazônica e no Cone Sul, por exemplo, com a exploração de commodities minerais e agrícolas na produção de minérios, energia e alimentos. Discutir as propostas de sustentabilidade a partir dos processos de reforma do Estado na América Latina e Caribe, dando ênfase a alguns casos e questões-chave, como a identificação da agenda de reformas estruturais e macroeconômicas da qual fizeram parte, os interesses e fins a que serviram o papel desempenhado por organismos internacionais e os efeitos desiguais das reformas implementadas para os diferentes grupos e classes sociais. Estudar de que modo os processos de reforma do Estado executados na região se traduziram setorialmente nas políticas públicas voltadas ao meio rural, às questões ambientais e em particular às políticas fundiárias, de reforma agrária e de desenvolvimento territorial.Nessa linha de pesquisa será importante pensar em projeto que contempla a Educação do Campo, produção familiar e gênero.   3.3- EDUCAÇÃO, SAÚDE E CULTURA = Ementa.               Na presente linha de pesquisa estarão reunidos os projetos de pesquisa que visam à reflexão das práticas de educação, saúde e cultura na perspectiva dos camponeses dos diferentes países da América Latina e Caribe. Compreende-se, assim que estas práticas devem ser valorizadas enquanto bens materiais e imateriais produzidos pelas comunidades de modo a lhes conferir identidade e legitimação. Assim, será considerada nesta linha de pesquisa a construção político-pedagógica identificada hoje no Brasil como Educação do Campo, os saberes da chamada medicina popular, as formas de expressão e de representação social da cultura popular (rural e urbana), considerando seus sistemas de crenças e memória. Da mesma forma, serão consideradas relevantes as formas alternativas de engajamento em políticas públicas de educação, saúde e cultura a partir das territorialidades produzidas pelos movimentos sociais.Nessa linha de pesquisa será importante pensar em projeto que contempla a Produção, Educação do Campo, alimentação e saúde.     Observação, as referencias básicas de cada linha de pesquisa está sendo definida pelos professores assim que tiver concluída enviamos para os Movimentos Sociais.    4- A Prova de Língua (maio ou junho)               A prova de língua é eliminatória e será realizada junto com o processo seletivo. As provas poder ser: 4.1- Brasileiros ·          Inglesa, francesa, espanhol. 4.2- Para os candidatos de outros países: ·          Portuguesa ou outra diferente da língua materna do candidato(Inglesa, francesa, espanhol)e será realizada durante as etapas de estudo.   5. Prova de conhecimentos gerais. (somente para os brasileiros ) ( maio ou junho)                           Para realização dessa prova ver as referencias bibliográficas no site quando o edital for publicado.  Está previsto para final de maio inicio de junho.  São Paulo, março de 2013.



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